- Início
- APRESENTAÇÃO
- AUTOMAÇÃO DE ESTACIONAMENTOS
- FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
- DEFINIÇÃO DE AUTOMAÇÃO
- Tipos de sensores utilizados em automação
- CLP linguagem Ladder
- Robótica
- Pneumática
- Sistemas de reconhecimento de caractéres
- Controle Numérico Computadorizado
- Inversores de Frequencia
- ENCODER
- DEFINIÇÃO DE ELETRÔNICA
- Mural de recados
- Contactos
DEFINIÇÃO DE AUTOMAÇÃO
Automação Cursos online!
Automação vem do termo inglês Automation, sistema automático de controle que verifica correções dentro de um processo, sem a interferência humana, ou com o mínimo de interferência humana.
Definimos Automação, como: Sistema de aplicações técnicas, computadorizadas, ou mecânicas, que diminui a mão-de-obra e aumenta a produtividade, reduzindo custos, principalmente numa linha de produção e processos logísticos.
O uso de equipamentos para automação vai desde um leitor de código de barras, a grandes máquinas, robôs, computadores, softwares, suprimentos, etc.
A automação pode ser dividida várias categorias. Aqui, citamos a automação industrial, automação comercial e automação bancária,
Automação Industrial – É o conjunto de técnicas dentro de um processo fabril, que viabiliza a execução da produção através de equipamentos computadorizados e programados para iniciar e terminar um processo sem a intervenção humana.
Geralmente essas técnicas são aplicadas em indústrias e processos logísticos, onde se encontram linhas de fabricação e movimentação de produtos, equipamentos e transportes.
Automação Comercial – é a aplicação desenvolvida para otimizar as atividades comerciais, no sentido de se obter melhor gerenciamento dos processos envolvidos. Geralmente são agregados equipamentos de escritórios, suprimentos, softwares, hardwares e outros dispositivos dentro de um conjunto que possa elevar a produtividade humana e agregar valor comercial.
Automação Bancária – Como o nome já diz, é o conjunto de aplicações destinado a otimização da rede bancária, fornece apoio técnico e informações necessárias para a realização dos serviços relacionados a hardware que envolva: instalação, manutenção, configuração, upgrades, procedimentos de manuseio dos produtos de automação bancária.
Diversos produtos como: balanças eletrônicas, leitores, impressoras de cartão, impressoras fiscais, seladoras, etiquetadoras, maquinas automáticas de corte, máquinas para fabricação de produtos, robôs, etc.